sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Molotof, Molotov ou Pudim de Claras

Confesso que não  sou grande apreciadora desta receita. Mas o meu pai e o meu amor gostam bastante. Por isso decidi aventurar-me. Claro que pesquisei imenso, mas adaptei a minha receita ao meu gosto. E o resultado foi surpreendente.

Molotof
  • 10 Claras
  • 10+ 2 colheres de açúcar ( as colheres de açúcar acrescentam-se mediante as claras e no final acrescenta-se mais 2). É sempre o números de claras mais 2. Isto para dar consistência.
  • 4 colheres de caramelo, eu optei por fazer caseiro é mais grosso e sustenta melhor
  • meio sumo de limao ou laranja pequena mais raspa
  • caramelo
Creme de ovos:
  • as gemas que sobrarm das claras
  • 1 e meia de agua
  • 1 e meia de açúcar

Comece levar um tabuleiro com água quente ao forno. Vai servir para coser  o pudim em Banho-Maria. Barre uma forma com caramelo. Separe as gemas das claras. Reserve as gemas para o creme de ovos. Bata sem parar as claras quando estiverem bem firmes junte o açúcar, mas sem parar de mexer energicamente e no máximo. Junte a raspa e o sumo de meio limão ou laranja pequena. Acrescente o caramelo em fio sempre a bater. Bata mais um bocado.
Vá deitando colheradas da massa na forma enquanto alisa. Repita a operação até esgotar a massa. No final, bata a forma na bancada 3 vezes. Pelo meio abane. Isto para retirar todo o ar das claras. Meta ao forno entre a 9 a 15 minutos a 180 graus. Isto depende de forno para forno. Mal esteja com o aspecto dourado desligue. Nunca abra o forno enquanto está a coser. Desligue o forno e deixe o molotof dentro do forno, com ele desligado, durante meia hora. Sem nunca abrir. Controle pelo relógio. No fim da meia hora, desenforme e cubra com o creme de ovos que deve ser feito durante o tempo de cosedura.

Creme de ovos
Num tacho junte o açúcar e água. Quando ficar tudo em água junte as gemas ,uma por uma, sempre a bater para não coalhar. Deixe engrossar ligeiramente.